EE Padre Armani - Descobrindo Ariano Suassuna - Diversidade Cultural
DESCOBRINDO ARIANO SUASSUNA
DIVERSIDADE
CULTURAL
EE “E.E.Padre Armani”
Prof. Arte: Jossiana Valim de Campos Biazotto
Prof. Língua Portuguesa: Cláudia Falconi e Mônica Silva
Apresentação do Projeto
Introdução
Ariano
Suassuna autor de grandes obras literárias brasileiras e incentivador das
linguagens artísticas de origem popular. Foi idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte
erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.
Tal
movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre
outras expressões. Desta forma este projeto buscou levar aos alunos vivências
artísticas agregadas ao conhecimento de obras do referido autor.
Objetivos
- Identificar a função social da
literatura e da arte em nossa sociedade.
- Perceber como a vida cotidiana
torna-se poética nas obras literárias.
- Conhecer peculiaridades da qualidade
literária de Ariano Suassuna.
- Conhecer diferentes títulos escritos
por Ariano Suassuna.
- Vivenciar processo de criação de
intervenção artística tendo como referência obras do referido autor.
- Participar de
atividades artísticas que envolvam diferentes linguagens como música, teatro e
artes visuais.
Justificativa
Segundo
palavras de Ariano Suassuna “...A massificação procura baixar a qualidade
artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais
prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio.” Desta
forma a presença da literatura e da arte na escola cumprem papéis fundamentais
no sentido abastecer o repertório imagético, crítico e reflexivo de nossos
alunos, a fim de que estes possam ter condições de uma leitura de mundo mais
coerente.
Período
de execução: 01/08/2017 20/10/2017
Obras utilizadas
- No campo
da literatura elegemos trabalhar com único autor e suas diferentes obras. Desta
forma distribuímos uma obra de Ariano Suassuna para cada sala de aula do primeiro
ao terceiro ano do ensino médio do ensino regular, sendo: O auto da
Compadecida, Uma mulher vestida de sol, Casamento suspeitoso, A pedra do reino,
A pena e a lei, Seleta em prosa e verso e O santo e a porca. Cada sala deveria conhecer
sua história para poder participar do projeto.
- Vídeo de
Antonio Cândido sobre a função da literatura na sociedade. (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4cpNuVWQ44E&t=37s).
- Vídeo do
jornal futura sobre o conceito de intervenção artística na cidade. (disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok&t=76s).
- Desenhos
que Ariano Suassuna produzia para ilustrar suas obras literárias. Ele costumava
cobrir as margens do papel com motivos florais, figuras fantásticas, dentre
outras numa espécie de moldura para o texto. Combinava a iluminura com a
gravura. (disponível em: http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2016/02/ariano-suassuna.html?m=1).
- Pesquisa
sobre diferentes artistas da contemporaneidade e suas formas de desenvolverem
intervenções utilizando diferentes linguagens artísticas como: teatro,
performance, música, dança, artes visuais. Este trabalho teve como objetivo
repertoriar os alunos com relação a diferentes formas de se produzir
intervenções. Artistas visualizados: Eduardo Shur, Nele Azevedo, Fra.Biancoshock, Steve Wheen, Flash Moob, etc.
- Pesquisa
sobre o “Desvio Coletivo Cegos” que produz intervenções em diferentes partes do
Brasil e do mundo produzindo conteúdo crítico social. (disponível em: https://www.facebook.com/DesvioColetivo/photos/a.315473505195304.73190.315468868529101/1286192608123384/?type=3).
Linguagens artísticas utilizadas
- Em razão
de Ariano Suassuna ter sido sempre um grande defensor e difusor da cultura
popular brasileira em conjunto com outros artistas e escritores a escola optou
por desenvolver o Biblioarte de forma a envolver todos os alunos do ensino
médio regular no projeto. Cada aluno de acordo com suas habilidades artísticas
pode optar por participar de atividades ligadas ao teatro, à música ou às artes
visuais.
- |As
atividades artísticas ligadas à literatura de Suassuna foram desenvolvidas durante
o evento esportivo e cultural “TOPA” (Torneio Olímpico Padre Armani) que há 20
anos é tradicionalmente realizado na escola no mês de outubro. Nesta semana a
escola toda se envolve em provas culturais e esportivas. Desta forma durante os
cinco dias do torneio o Biblioarte desenvolveu uma prova cultural sendo:
- Linguagem de artes visuais
Desafio do desenho: os alunos
participaram de três provas que envolveram o universo dos desenhos de Ariano
Suassuna e técnicas modernas e contemporâneas de se desenhar:
1- Prova do Personagem: Os alunos tinham como objetivo
desenhar um dos personagens do título literário recebido por sua sala. A
técnica utilizada para desenhar foi o desenho por transmissão onde um aluno
traça os comandos das linhas do desenho nas costas do amigo que as realiza no
papel.
2- Prova do ser imaginário: No universo de produção plástica
de Suassuna inúmeras figuras fantásticas povoam suas obras. Nesta prova os
alunos primeiramente foram apresentados a este universo a fim de abastecer
repertório imagético. Num segundo momento os alunos foram convidados ao “jogo
do rabisco”, onde de posse de duas canetas, uma na mão direita e outra na mão
esquerda, tinham que desenhar um ser imaginário simetricamente utilizando ao
mesmo tempo as duas mãos.
3- Prova do carrinho de controle remoto: Uma caneta foi
acoplada ao carrinho de controle remoto e cada equipe deveria representar uma
paisagem característica da literatura. O desenho foi realizado através dos
comandos do controle remoto do carrinho.
Desafio da instalação artística: Cada sala
deveria apresentar um boneco de tecido em tamanho natural. Estes bonecos seriam
utilizados para compormos uma instalação que fizesse alusão ao papel da
literatura na vida das pessoas em geral.
- Linguagem do teatro
Desafio do quadro vivo: Cada equipe
deveria eleger uma passagem do referido título literário de sua sala. Eleita a
cena, esta deveria ser apresentada como um quadro vivo utilizando linguagem
corporal e figurino. A cena também deveria ser narrada.
- Linguagem da música
Desafio do Rap: Apoiados
pela história lida os alunos deveriam criar um rap que abordasse de maneira
geral o enredo literário. A apresentação deveria ser realizada com ou sem
acompanhamento instrumental.
- Linguagem híbrida
Desafio da intervenção artística
Para o
desenvolvimento da intervenção artística unimos a linguagem teatral e registro
plástico. A criação da intervenção foi
realizada pelo terceiro ano após estudos e a execução envolveu alunos de todos
os anos. Foi realizada na rua em frente à escola e teve como objetivo levar
reflexão sobre o respeito à diversidade cultural, característica esta marcante
no trabalho de Ariano Suassuna.
Ações, construções e desenvolvimento
- O projeto
teve início com proposição aos alunos dos terceiros anos do ensino médio em
desenvolver uma intervenção artística que tivesse como pano de fundo a
literatura. Sendo assim a professora de arte desenvolveu trabalho para que os
alunos pudessem abastecer repertório de conhecimentos sobre o papel da
literatura na sociedade utilizando vídeo em que Antonio Cândido expõe suas
premissas sobre o assunto e abrindo espaço para reflexão dos alunos. Num
segundo momento passou a repertoriar sobre o papel da arte na sociedade e mais
especificamente o que é uma intervenção artística, suas diferentes faces e
funções.
- Desta
forma passamos a explorar qual seria a literatura eleita para o desenvolvimento
do projeto e diante da polêmica que vivemos no momento sobre a arte pensamos
que seria adequado elegermos algo que trouxesse a questão do respeito à
diversidade cultural, ao pesquisarmos descobrimos que Ariano Suassuna caberia
dentro do objetivo.
- O terceiro
ano do ensino médio entrou em contato com o grupo “Desvio Coletivo Cegos” que
produz intervenções em diferentes partes do Brasil e do mundo produzindo
conteúdo crítico social. A partir da leitura do trabalho deste grupo que
utiliza a modalidade “intervenção cênica” os alunos criaram roteiro para sua
própria intervenção intitulada “Diversidade Cultural”. A intervenção planejada consiste em dois
grupos de alunos sendo um grupo vestido com roupas pretas e outro grupo com
roupas coloridas. Formamos dois círculos um por dentro e outro por fora. O grupo
de roupas pretas formaria o círculo de fora e o grupo de roupas coloridas o
círculo de dentro. A coreografia cênica consiste
nos dois grupos girarem em sentido contrário para indicarmos as diferenças
culturais. Num segundo momento o grupo de fora coroa o grupo de dentro para
simbolizarmos o diálogo entre as diferentes culturas. Num terceiro momento os
alunos se deitam no chão e tem os corpos contornados com giz para simbolizarmos
o registro de uma mandala humana integrando os dois grupos. Depois do registro
os alunos criam um único círculo em volta da mandala desenhada para celebrarmos
o respeito e o valor às diferentes culturas. No final abriremos o diálogo para
os alunos falarem sobre a experiência.
- Outro
cuidado foi com relação a como envolver os alunos da escola no projeto. Com a
proximidade do TOPA (Torneio Olímpico Padre Armani) pensamos que seria propício
envolvermos o Biblioarte com a realização do torneio.
- Fomos à
biblioteca da escola e separamos sete diferentes títulos de Ariano Suassuna: “O
auto da Compadecida”, “Uma mulher vestida de sol”, “Casamento suspeitoso”, “A pedra
do reino”, “A pena e a lei”, “Seleta em prosa e verso” e “O santo e a porca”.
- Cada
título foi oferecido a uma das salas do ensino médio regular para que pudessem
ler, se organizar e participar das provas culturais do torneio.
- As provas
descritas no item acima “Linguagens artísticas utilizadas”, foram explicadas as
salas para que pudessem se organizar e desenvolver os materiais necessários.
- Na semana
do Topa a cada dia realizamos uma das provas descritas e no último dia
organizamos a intervenção artística.
- Ao final
da semana todos os registros foram organizados num painel para que os alunos
pudessem visualizar a caminhada dentro do projeto e deixassem registros de como
percebeu sua participação e a construção de conhecimento sobre a obra literária
em conversa com a linguagem artística.
Recursos utilizados:
Foram
utilizados recursos como: títulos literários de Ariano Suassuna, vídeos de
diferentes intervenções artísticas, imagens de obras plásticas de Ariano
Suassuna, materiais para técnicas de desenho e escultura e fotografias.
Avaliação
Como grande
parte do projeto foi realizado durante o desenvolvimento do torneio da escola a
avaliação foi realizada através da observação da motivação e do envolvimento
dos grupos em participarem dos desafios propostos. A condição para desenvolver as provas estava
atrelada a conhecerem a literatura indicada. Outro viés importante foi que ao
assistir as provas todos puderam conhecer um pouco do enredo das outras
histórias de Suassuna e como foi importante ouvir dos alunos comentários como:
“Nossa ao ouvir esta paródia a história me interessou, vou atrás do
livro”. E por fim o painel com as fotos
também foi uma forma de garantir um fechamento do projeto com os alunos fazendo
uma análise de sua participação.
Comentários
Postar um comentário