EE Padre Armani - Descobrindo Ariano Suassuna - Diversidade Cultural

DESCOBRINDO ARIANO SUASSUNA
 DIVERSIDADE CULTURAL


EE “E.E.Padre Armani”












Prof. Arte: Jossiana Valim de Campos Biazotto

Prof. Língua Portuguesa: Cláudia Falconi e Mônica Silva


Apresentação do Projeto

Introdução
Ariano Suassuna autor de grandes obras literárias brasileiras e incentivador das linguagens artísticas de origem popular. Foi idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.
Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões  artísticas: músicadançaliteraturaartes plásticasteatrocinemaarquitetura, entre outras expressões. Desta forma este projeto buscou levar aos alunos vivências artísticas agregadas ao conhecimento de obras do referido autor.

Objetivos
- Identificar a função social da literatura e da arte em nossa sociedade.
- Perceber como a vida cotidiana torna-se poética nas obras literárias.
- Conhecer peculiaridades da qualidade literária de Ariano Suassuna.
- Conhecer diferentes títulos escritos por Ariano Suassuna.
- Vivenciar processo de criação de intervenção artística tendo como referência obras do referido autor.
- Participar de atividades artísticas que envolvam diferentes linguagens como música, teatro e artes visuais.


Justificativa
Segundo palavras de Ariano Suassuna “...A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio.” Desta forma a presença da literatura e da arte na escola cumprem papéis fundamentais no sentido abastecer o repertório imagético, crítico e reflexivo de nossos alunos, a fim de que estes possam ter condições de uma leitura de mundo mais coerente.

Período de execução:  01/08/2017  20/10/2017

Obras utilizadas
- No campo da literatura elegemos trabalhar com único autor e suas diferentes obras. Desta forma distribuímos uma obra de Ariano Suassuna para cada sala de aula do primeiro ao terceiro ano do ensino médio do ensino regular, sendo: O auto da Compadecida, Uma mulher vestida de sol, Casamento suspeitoso, A pedra do reino, A pena e a lei, Seleta em prosa e verso e  O santo e a porca. Cada sala deveria conhecer sua história para poder participar do projeto.
- Vídeo de Antonio Cândido sobre a função da literatura na sociedade. (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4cpNuVWQ44E&t=37s).
- Vídeo do jornal futura sobre o conceito de intervenção artística na cidade. (disponível em:     https://www.youtube.com/watch?v=WcPDyajKnok&t=76s).
- Desenhos que Ariano Suassuna produzia para ilustrar suas obras literárias. Ele costumava cobrir as margens do papel com motivos florais, figuras fantásticas, dentre outras numa espécie de moldura para o texto. Combinava a iluminura com a gravura.  (disponível em: http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2016/02/ariano-suassuna.html?m=1).
- Pesquisa sobre diferentes artistas da contemporaneidade e suas formas de desenvolverem intervenções utilizando diferentes linguagens artísticas como: teatro, performance, música, dança, artes visuais. Este trabalho teve como objetivo repertoriar os alunos com relação a diferentes formas de se produzir intervenções. Artistas visualizados: Eduardo Shur, Nele Azevedo, Fra.Biancoshock,  Steve Wheen, Flash Moob, etc.
- Pesquisa sobre o “Desvio Coletivo Cegos” que produz intervenções em diferentes partes do Brasil e do mundo produzindo conteúdo crítico social. (disponível em: https://www.facebook.com/DesvioColetivo/photos/a.315473505195304.73190.315468868529101/1286192608123384/?type=3).

Linguagens artísticas utilizadas
- Em razão de Ariano Suassuna ter sido sempre um grande defensor e difusor da cultura popular brasileira em conjunto com outros artistas e escritores a escola optou por desenvolver o Biblioarte de forma a envolver todos os alunos do ensino médio regular no projeto. Cada aluno de acordo com suas habilidades artísticas pode optar por participar de atividades ligadas ao teatro, à música ou às artes visuais.
- |As atividades artísticas ligadas à literatura de Suassuna foram desenvolvidas durante o evento esportivo e cultural “TOPA” (Torneio Olímpico Padre Armani) que há 20 anos é tradicionalmente realizado na escola no mês de outubro. Nesta semana a escola toda se envolve em provas culturais e esportivas. Desta forma durante os cinco dias do torneio o Biblioarte desenvolveu uma prova cultural sendo:
- Linguagem de artes visuais
Desafio do desenho: os alunos participaram de três provas que envolveram o universo dos desenhos de Ariano Suassuna e técnicas modernas e contemporâneas de se desenhar:
1-     Prova do Personagem: Os alunos tinham como objetivo desenhar um dos personagens do título literário recebido por sua sala. A técnica utilizada para desenhar foi o desenho por transmissão onde um aluno traça os comandos das linhas do desenho nas costas do amigo que as realiza no papel.
2-     Prova do ser imaginário: No universo de produção plástica de Suassuna inúmeras figuras fantásticas povoam suas obras. Nesta prova os alunos primeiramente foram apresentados a este universo a fim de abastecer repertório imagético. Num segundo momento os alunos foram convidados ao “jogo do rabisco”, onde de posse de duas canetas, uma na mão direita e outra na mão esquerda, tinham que desenhar um ser imaginário simetricamente utilizando ao mesmo tempo as duas mãos.
3-     Prova do carrinho de controle remoto: Uma caneta foi acoplada ao carrinho de controle remoto e cada equipe deveria representar uma paisagem característica da literatura. O desenho foi realizado através dos comandos do controle remoto do carrinho.
Desafio da instalação artística: Cada sala deveria apresentar um boneco de tecido em tamanho natural. Estes bonecos seriam utilizados para compormos uma instalação que fizesse alusão ao papel da literatura na vida das pessoas em geral.
- Linguagem do teatro
Desafio do quadro vivo: Cada equipe deveria eleger uma passagem do referido título literário de sua sala. Eleita a cena, esta deveria ser apresentada como um quadro vivo utilizando linguagem corporal e figurino. A cena também deveria ser narrada.

- Linguagem da música
Desafio do Rap: Apoiados pela história lida os alunos deveriam criar um rap que abordasse de maneira geral o enredo literário. A apresentação deveria ser realizada com ou sem acompanhamento instrumental.

- Linguagem híbrida
Desafio da intervenção artística
Para o desenvolvimento da intervenção artística unimos a linguagem teatral e registro plástico.  A criação da intervenção foi realizada pelo terceiro ano após estudos e a execução envolveu alunos de todos os anos. Foi realizada na rua em frente à escola e teve como objetivo levar reflexão sobre o respeito à diversidade cultural, característica esta marcante no trabalho de Ariano Suassuna.

Ações, construções e desenvolvimento
- O projeto teve início com proposição aos alunos dos terceiros anos do ensino médio em desenvolver uma intervenção artística que tivesse como pano de fundo a literatura. Sendo assim a professora de arte desenvolveu trabalho para que os alunos pudessem abastecer repertório de conhecimentos sobre o papel da literatura na sociedade utilizando vídeo em que Antonio Cândido expõe suas premissas sobre o assunto e abrindo espaço para reflexão dos alunos. Num segundo momento passou a repertoriar sobre o papel da arte na sociedade e mais especificamente o que é uma intervenção artística, suas diferentes faces e funções.
- Desta forma passamos a explorar qual seria a literatura eleita para o desenvolvimento do projeto e diante da polêmica que vivemos no momento sobre a arte pensamos que seria adequado elegermos algo que trouxesse a questão do respeito à diversidade cultural, ao pesquisarmos descobrimos que Ariano Suassuna caberia dentro do objetivo.
- O terceiro ano do ensino médio entrou em contato com o grupo “Desvio Coletivo Cegos” que produz intervenções em diferentes partes do Brasil e do mundo produzindo conteúdo crítico social. A partir da leitura do trabalho deste grupo que utiliza a modalidade “intervenção cênica” os alunos criaram roteiro para sua própria intervenção intitulada “Diversidade Cultural”.  A intervenção planejada consiste em dois grupos de alunos sendo um grupo vestido com roupas pretas e outro grupo com roupas coloridas. Formamos dois círculos um por dentro e outro por fora. O grupo de roupas pretas formaria o círculo de fora e o grupo de roupas coloridas o círculo de dentro.  A coreografia cênica consiste nos dois grupos girarem em sentido contrário para indicarmos as diferenças culturais. Num segundo momento o grupo de fora coroa o grupo de dentro para simbolizarmos o diálogo entre as diferentes culturas. Num terceiro momento os alunos se deitam no chão e tem os corpos contornados com giz para simbolizarmos o registro de uma mandala humana integrando os dois grupos. Depois do registro os alunos criam um único círculo em volta da mandala desenhada para celebrarmos o respeito e o valor às diferentes culturas. No final abriremos o diálogo para os alunos falarem sobre a experiência.
- Outro cuidado foi com relação a como envolver os alunos da escola no projeto. Com a proximidade do TOPA (Torneio Olímpico Padre Armani) pensamos que seria propício envolvermos o Biblioarte com a realização do torneio.
- Fomos à biblioteca da escola e separamos sete diferentes títulos de Ariano Suassuna: “O auto da Compadecida”, “Uma mulher vestida de sol”, “Casamento suspeitoso”, “A pedra do reino”, “A pena e a lei”, “Seleta em prosa e verso” e “O santo e a porca”.
- Cada título foi oferecido a uma das salas do ensino médio regular para que pudessem ler, se organizar e participar das provas culturais do torneio.
- As provas descritas no item acima “Linguagens artísticas utilizadas”, foram explicadas as salas para que pudessem se organizar e desenvolver os materiais necessários.
- Na semana do Topa a cada dia realizamos uma das provas descritas e no último dia organizamos a intervenção artística.
- Ao final da semana todos os registros foram organizados num painel para que os alunos pudessem visualizar a caminhada dentro do projeto e deixassem registros de como percebeu sua participação e a construção de conhecimento sobre a obra literária em conversa com a linguagem artística.

Recursos utilizados:
Foram utilizados recursos como: títulos literários de Ariano Suassuna, vídeos de diferentes intervenções artísticas, imagens de obras plásticas de Ariano Suassuna, materiais para técnicas de desenho e escultura e fotografias.

Avaliação
Como grande parte do projeto foi realizado durante o desenvolvimento do torneio da escola a avaliação foi realizada através da observação da motivação e do envolvimento dos grupos em participarem dos desafios propostos.  A condição para desenvolver as provas estava atrelada a conhecerem a literatura indicada. Outro viés importante foi que ao assistir as provas todos puderam conhecer um pouco do enredo das outras histórias de Suassuna e como foi importante ouvir dos alunos comentários como: “Nossa ao ouvir esta paródia a história me interessou, vou atrás do livro”.  E por fim o painel com as fotos também foi uma forma de garantir um fechamento do projeto com os alunos fazendo uma análise de sua participação.





Comentários

Postagens mais visitadas