E.E. Francisco Antônio Gonçalves - AIDS : prevenção também se ensina.

AIDS
PREVENÇÃO
TAMBÉM SE ENSINA
Prof.ª
Arte: Vivian Sousa
Prof.ª Língua Portuguesa: Tânia Regina Laia
Prof.ª Sala de Leitura: Maisa
Marconato
Apresentação do Projeto:
Introdução:
Os alunos dos 8º anos
leram o livro: “Depois daquela viagem” da autora: Valéria Piassa Polizzi,
posteriormente, participava de uma roda de conversa, analisando e refletindo
fatos marcantes de cada capítulo. Em seguida, iniciaram os ensaios para uma
peça de teatro sobre o livro, enfatizando principalmente o vírus da AIDS (HIV)
e como a sociedade trata essas pessoas além do preconceito sofrido por elas.
Objetivos:
· Despertar e incentivar o
interesse pela leitura;
· Aproximar o aluno do universo
escrito e dos portadores de escrita para que manifestar sentimentos,
experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios
próprios da obra que está sendo lida;
· Desenvolver as habilidades
linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
· Compreender a intenção, o
ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o
sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;
· Contribuir para formação de leitores
e competentes;
· Propor situações de
aprendizagem em que os alunos tenham que debater prever, recapitular, opinar,
resumir, comparar opiniões, confrontar...
· Discutir o tema do livro e levantar hipóteses
de situações reais que são vividas pelas pessoas portadoras do vírus HIV.
Justificativa:
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez
mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o
acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades
marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal,
dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas
dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer
e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se
fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de
pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos
a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no
vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de
jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se
transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções
que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar
experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de
seu processo de aprendizagem. E através da leitura do livro que não se esgota
em si, mas se desdobra em discussões e ações, iremos propiciar aos alunos a
reflexão, a argumentação e o desenvolvimento da fantasia, elementos necessários
à expressão de ideias, opiniões e sentimentos.
Período de Execução:
06/03/17 a 20/10/17
Obras Utilizadas:
Livro: Depois Daquela Viagem – Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS.
– Ilustrações Miadaira
– autora: Valéria Piassa Polizzi – editora ática
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
- Teatro
(fala e expressões corporais)
- Dança;
- Música (baladinha).
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Ações:
· Primeiramente,
os alunos dos oitavos anos no mês de março iniciaram a leitura do livro: Depois
daquela viagem, da autora: Valéria Passa Pules, em que após a leitura de cada
capítulo os alunos juntamente com a professora da disciplina de Língua Portuguesa
realizavam uma roda de conversa;
· No
2º bimestre na Disciplina de Arte os alunos estudaram conforme Currículo do
Estado de São Paulo e Caderno do aluno, o que era Intervenção Urbana e
pesquisaram sobre vida e obra de Guto Lacaz, artista brasileiro referência em
intervenções urbanas;
· No
mês de agosto começaram os ensaios para a realização de um teatro sobre o tema
do livro e uma intervenção urbana, ou seja, envolvendo a comunidade local;
· Posteriormente,
após os ensaios o grupo de alunos envolvidos apresentou o teatro para os outros
alunos da escola, funcionários, professores e pais.
· Para
finalizar, os alunos dos oitavos realizaram uma intervenção urbana na
comunidade local, visitando estabelecimentos comerciais, praças e pessoas nas
ruas, esclarecendo dúvidas sobre o vírus do HIV (AIDS), distribuindo panfletos
sobre a prevenção desse vírus e o preconceito que as pessoas portadoras sofrem
e alertando os moradores sobre os mitos que existem sobre a transmissão desse
vírus.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Livro: Depois daquela viagem
· Rádio;
· Música;
· Debates;
· Reflexões;
· Pesquisas.
Avaliação:
Desde o início do projeto, entram como quesitos
de avaliação:
- Participação e envolvimento dos professores e
alunos nas atividades; - Interação entre os elementos do grupo; - Apresentação
pontual dos materiais solicitados (leitura do livro); Para que se faça uma
avaliação efetiva, a observância sobre o comportamento do aluno em relação à
leitura é imprescindível. Um bom termômetro é quando elas começam a pedir para ter
momentos de leitura, deixam explícitos quais são os capítulos prediletos,
comentam e passam a frequentar a sala de leitura. Importante verificar se a
turma tem comportamento leitor no manuseio da obra e na postura para
escutá-los. Quanto à avaliação do professor mediante este projeto, se dará a
partir dos resultados obtidos em sala de aula, como o favorecimento das
condições para que os jovens leiam mais e busquem maior interação com o
universo dos livros, e, também, nas relações intra e interpessoais, que
gerenciam a construção do processo de ensino-aprendizagem. Como forma de
possibilitar maior abrangência e sequência deste trabalho nos anos seguintes.
Comentários
Postar um comentário