E.E. Francisco Antônio Gonçalves - AIDS : prevenção também se ensina.


AIDS


 PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA


Prof.ª Arte: Vivian Sousa
Prof.ª Língua Portuguesa: Tânia Regina Laia
Prof.ª Sala de Leitura: Maisa Marconato

Apresentação do Projeto:

Introdução:

Os alunos dos 8º anos leram o livro: “Depois daquela viagem” da autora: Valéria Piassa Polizzi, posteriormente, participava de uma roda de conversa, analisando e refletindo fatos marcantes de cada capítulo. Em seguida, iniciaram os ensaios para uma peça de teatro sobre o livro, enfatizando principalmente o vírus da AIDS (HIV) e como a sociedade trata essas pessoas além do preconceito sofrido por elas.
                                                                     
Objetivos:
                              
·       Despertar e incentivar o interesse pela leitura;

·       Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios da obra que está sendo lida;

·       Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;

·       Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo;


·       Contribuir para formação de leitores e competentes;

·       Propor situações de aprendizagem em que os alunos tenham que debater prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...

·       Discutir o tema do livro e levantar hipóteses de situações reais que são vividas pelas pessoas portadoras do vírus HIV.

Justificativa:

                                                                   
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. E através da leitura do livro que não se esgota em si, mas se desdobra em discussões e ações, iremos propiciar aos alunos a reflexão, a argumentação e o desenvolvimento da fantasia, elementos necessários à expressão de ideias, opiniões e sentimentos.

Período de Execução:
06/03/17 a 20/10/17


Obras Utilizadas:

Livro: Depois Daquela Viagem – Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS.  
– Ilustrações Miadaira – autora: Valéria Piassa Polizzi – editora ática


LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:

  • Teatro (fala e expressões corporais)
  • Dança;
  • Música (baladinha).


AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:


Ações:

·       Primeiramente, os alunos dos oitavos anos no mês de março iniciaram a leitura do livro: Depois daquela viagem, da autora: Valéria Passa Pules, em que após a leitura de cada capítulo os alunos juntamente com a professora da disciplina de Língua Portuguesa realizavam uma roda de conversa;
·       No 2º bimestre na Disciplina de Arte os alunos estudaram conforme Currículo do Estado de São Paulo e Caderno do aluno, o que era Intervenção Urbana e pesquisaram sobre vida e obra de Guto Lacaz, artista brasileiro referência em intervenções urbanas;
·       No mês de agosto começaram os ensaios para a realização de um teatro sobre o tema do livro e uma intervenção urbana, ou seja, envolvendo a comunidade local;
·       Posteriormente, após os ensaios o grupo de alunos envolvidos apresentou o teatro para os outros alunos da escola, funcionários, professores e pais.
·       Para finalizar, os alunos dos oitavos realizaram uma intervenção urbana na comunidade local, visitando estabelecimentos comerciais, praças e pessoas nas ruas, esclarecendo dúvidas sobre o vírus do HIV (AIDS), distribuindo panfletos sobre a prevenção desse vírus e o preconceito que as pessoas portadoras sofrem e alertando os moradores sobre os mitos que existem sobre a transmissão desse vírus.



RECURSOS UTILIZADOS:

·       Livro: Depois daquela viagem
·       Rádio;
·       Música;
·       Debates;
·       Reflexões;
·       Pesquisas.



Avaliação:

Desde o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:
- Participação e envolvimento dos professores e alunos nas atividades; - Interação entre os elementos do grupo; - Apresentação pontual dos materiais solicitados (leitura do livro); Para que se faça uma avaliação efetiva, a observância sobre o comportamento do aluno em relação à leitura é imprescindível. Um bom termômetro é quando elas começam a pedir para ter momentos de leitura, deixam explícitos quais são os capítulos prediletos, comentam e passam a frequentar a sala de leitura. Importante verificar se a turma tem comportamento leitor no manuseio da obra e na postura para escutá-los. Quanto à avaliação do professor mediante este projeto, se dará a partir dos resultados obtidos em sala de aula, como o favorecimento das condições para que os jovens leiam mais e busquem maior interação com o universo dos livros, e, também, nas relações intra e interpessoais, que gerenciam a construção do processo de ensino-aprendizagem. Como forma de possibilitar maior abrangência e sequência deste trabalho nos anos seguintes.








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