E.E. Altair F. F. Polettini - Gentileza gera gentileza - Árvore Poética
GENTILEZA GERA GENTILEZA
ÁRVORE
POÉTICA
E.E. PROFª. DRª." altair de f.f. polettini"
Prof. Arte: Daniela
Puls
Prof. Sala de Leitura: Cássia Regina Della Torre
Menezello
Apresentação do Projeto:
Introdução: "A leitura é uma atividade que desenvolve o bem-estar mental, espiritual,
físico, social, cultural".
Esperamos
com esse projeto, que os alunos entendam que as nossas ações interferem no
cotidiano das pessoas, fazendo com que elas se sintam melhores, tornando-se
assim uma corrente de gentilezas.
Objetivos:
Geral:- Incentivar e estimular o prazer e o interesse
pelo mundo da leitura, com poesias, levando-os a perceber as imensas
possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento,
sabedoria e informação.
-
Promover e incentivar o gosto pela leitura, pela poesia e pelos estudos;
-
Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;
- Enriquecer a vivência, a convivência e a
cidadania.
Específico:
. Ampliar a compreensão sobre intervenção;
·
conhecer e
refletir sobre a materialidade na arte e suas possibilidades em processo de
criação;
·
apresentar ideias
de intervenção por meio de projetos individuais ou colaborativos;
·
elaborar e
realizar intervenções na escola e fora dela;
·
identificar os
conceitos e procedimentos estudados e experimentados nas aulas de Arte e
Leitura durante o ano letivo.
OBS: CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA
CAMPANHA"SETEMBRO AMARELO"
Justificativa:
Incentivo à leitura;
Mostrar aos alunos possibilidades de fazer arte
em locais não convencionais, fora da escola;
Interação do público com a obra.
Período
de Execução:
De 20 de Agosto a 29 de Setembro
Obras Utilizadas:
Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Fernando Pessoa, Àlvaro de Campos, Flora Figueiredo, João Cabral de Melo Neto.
Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Fernando Pessoa, Àlvaro de Campos, Flora Figueiredo, João Cabral de Melo Neto.
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
A Linguagem
utilizada foi a visual e contemporânea, onde tem a participação efetiva das
pessoas que passavam pela praça.
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
- interpretação oral
- leitura compartilhada em voz alta
- declamações de poesias
- confecção de
poesias em “papiros”
Foi feita uma
pesquisa sobre poesias que falassem de amor, amizade, tolerância, gentileza e
vários autores escolhidos. Os alunos espalharam pela praça, cartões com
mensagens sobre força, esperança, carinho que se relaciona com a campanha
"setembro amarelo - Combate ao Suicídio". As poesias foram penduradas
com fitilhos vermelhos e amarelo numa árvore para que as pessoas passantes
escolhessem uma e deixassem no lugar uma mensagem de gentileza. Além da poesia,
quem participasse ganhava uma bexiga e uma flor, feita pelos alunos, em
agradecimento
RECURSOS UTILIZADOS
Livros de poesia, cartolinas, folhas sulfite,
impressora, cola, fitilhos.
Avaliação:
Foi avaliado a participação dos alunos no
projeto inteiro, desde as poesias escolhidas até a abordagem das pessoas. Os
alunos perceberam como a arte é capaz de transformar uma sociedade,
compreenderam que uma palavra de incentivo, um pouco de atenção, podem mudar a
vida de alguém.
Comentários
Postar um comentário