E.E. Altair F. F. Polettini - Gentileza gera gentileza - Árvore Poética


GENTILEZA GERA GENTILEZA
ÁRVORE POÉTICA


E.E. PROFª. DRª." altair de f.f. polettini"

Prof. Arte: Daniela Puls
Prof. Sala de Leitura: Cássia Regina Della Torre Menezello


Apresentação do Projeto:

Introdução:  "A leitura é uma atividade que desenvolve o bem-estar mental, espiritual, físico, social, cultural".
 Esperamos com esse projeto, que os alunos entendam que as nossas ações interferem no cotidiano das pessoas, fazendo com que elas se sintam melhores, tornando-se assim uma corrente de gentilezas.
  

Objetivos:
 Geral:- Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, com poesias, levando-os a perceber as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.
 - Promover e incentivar o gosto pela leitura, pela poesia e pelos estudos;
 - Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;
- Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.
Específico:
        . Ampliar a compreensão sobre intervenção;
·        conhecer e refletir sobre a materialidade na arte e suas possibilidades em processo de criação;
·        apresentar ideias de intervenção por meio de projetos individuais ou colaborativos;
·        elaborar e realizar intervenções na escola e fora dela;
·        identificar os conceitos e procedimentos estudados e experimentados nas aulas de Arte e Leitura durante o ano letivo.


OBS: CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA"SETEMBRO AMARELO"

Justificativa:
 Incentivo à leitura;
Mostrar aos alunos possibilidades de fazer arte em locais não convencionais, fora da escola;
Interação do público com a obra.


Período de Execução:
De 20 de Agosto a 29 de Setembro

Obras Utilizadas:
Vinícius de Moraes, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Fernando Pessoa, Àlvaro de Campos, Flora Figueiredo, João Cabral de Melo Neto.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
A Linguagem utilizada foi a visual e contemporânea, onde tem a participação efetiva das pessoas que passavam pela praça.


AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
  - interpretação oral
 - leitura compartilhada em voz alta
 - declamações de poesias
- confecção de poesias em “papiros”
Foi feita uma pesquisa sobre poesias que falassem de amor, amizade, tolerância, gentileza e vários autores escolhidos. Os alunos espalharam pela praça, cartões com mensagens sobre força, esperança, carinho que se relaciona com a campanha "setembro amarelo - Combate ao Suicídio". As poesias foram penduradas com fitilhos vermelhos e amarelo numa árvore para que as pessoas passantes escolhessem uma e deixassem no lugar uma mensagem de gentileza. Além da poesia, quem participasse ganhava uma bexiga e uma flor, feita pelos alunos, em agradecimento


RECURSOS UTILIZADOS
Livros de poesia, cartolinas, folhas sulfite, impressora, cola, fitilhos.

Avaliação:
Foi avaliado a participação dos alunos no projeto inteiro, desde as poesias escolhidas até a abordagem das pessoas. Os alunos perceberam como a arte é capaz de transformar uma sociedade, compreenderam que uma palavra de incentivo, um pouco de atenção, podem mudar a vida de alguém.






Comentários

Postagens mais visitadas