E.E. Rangel Pestana
“Conflitos Humanos na Atualidade
EE “rangel pestana”
Prof. Arte: Raquel Montini Zampolli
Prof. Língua Portuguesa:
Prof. Sala de Leitura:
Apresentação do Projeto:
Introdução:
O projeto Biblioarte conectando
as disciplinas de arte/ Língua Portuguesa é uma maneira de ligar à razão as
emoções, sem esquecer conteúdos e requisitos exigidos no currículo. As normas e
regras de gramática na produção de textos argumentativos na junção da linguagem
artísticas da Assemblagem
Autores
e Executores: ALUNOS:
Amanda S. Britto
Elisama S. Lisboa
Maria Júlia C. G. Dias
Michele Oliveira
Objetivos:
Elaborada num Painel Ideográfico,
através de signos, resultados de pesquisas relacionadas a fatos antigos e
atuais de violência humana, expôs a necessidade de consciência coletiva de
respeito às “diferenças” e suas relações com os valores sociais e culturais de
cada sociedade, abordando questões de gênero, sexualidade, liberdade individual
e política.
Para que o desenvolvimento
dessas habilidades e competências ocorra são necessárias atividades como
pesquisa, conhecimento teórico, vivência, reflexão e ação.
Sendo assim, as competências e
habilidades são desenvolvidas num trabalho interdisciplinar e contextualizadas,
inerente com o professor, que precisa estar apto a desenvolver sua própria
postura interdisciplinar e contextualizada.
Justificativa;
O Projeto Biblioarte ampliou as pesquisas sobre os fatos atuais
globalizados vivenciados pelos jovens, despertando um olhar crítico enquanto
protagonistas dos conflitos humanos, abordando assuntos e propondo intervenções
humanitárias, a fim de minimizar situações problemas, ouvindo, refletindo,
reconstituindo ideias tanto visuais como na produção do gênero argumentativo
requisitado nos desafios dos vestibulares e ENEM.
O tema abordado foi o suicídio, que é um assunto dificilmente
abordado nas escolas e pela mídia, sendo necessário o auxílio escolar, pois as
pesquisas apontam que a maior
porcentagem de suicídios ocorrem com adolescentes e pré-adolescentes.
”A tentativa de suicídio em jovens mostra-se como sinal de alarme.
Traduz fracasso no processo da adolescência, contrapondo-se à essência do
existir dessa fase. A morte surge como o negativo de todas as forças
expressivas do desejo de viver. É preciso, pois, aprofundar os estudos sobre o
problema, de forma a ampliar o conhecimento acerca do tema “adolescência e
manifestações suicidas”. Este se apresenta como um grande desafio para os
profissionais da saúde e da educação, sem deixar de ser, talvez, o mais
incômodo tema para pais e familiares”.
Célia Maria Ferreira da Silva
Teixeira
Professora da
Faculdade de Educação/UFG; psicóloga clínica do Necasa/UFG; mestre em Educação
pela UFG; doutoranda pela UnB. 2
Período de Execução:
[01/08/17 a 30/10/17]
Obras Utilizadas:
Musica: “Hey Joe” Rappa
Leitura e análise das obras: “O Três de Maio” de Goya – “Guernica“
e “Guerra na Coréia” de Pablo Picasso – “A execução do Imperador Maximiliano”
de Eduard Manet.
Filme “Sombras de Goya”
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
Artes visuais - “Assemblagem”
(Assemblage ou assemblagem é um termo francês que
foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagens com
objetos e materiais tridimensionais).
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Língua Portuguesa – leitura e contextualização dos
textos jornalísticos e obras acima citadas como argumentos transformados pelas
vivências pessoais e comportamentais, a sua influência nas emoções
correspondentes.
- Produção coletiva de um texto manifestando esta
ideia.
- Trabalho com o gênero textual e desenvolvimento da
oratória e suas características.
- Projeto com o registro das funções de cada
grupo.
Arte – Audição da Música “Hey Joe” Rappa - contextualização
Leitura e análise das obras:
“O Três de Maio de Francisco
de Goya” – “Guernica“ e “Guerra na Coréia” de Pablo Picasso –
“A execução do Imperador
Maximiliano” de Eduard Manet.
Filme - “Sombras de Goya” contextualização
Segunda etapa:
Pesquisa em grupo sobre diversas formas de violência humana
Debate em sala de aula
Orientações sobre o projeto (escrito) e a confecção do Painel Ideográfico
com narrativa visual.
RECURSOS UTILIZADOS:
Vídeo com o registro das apresentações.
Foto do painel.
Ideias, seleção de materiais, suportes e
procedimentos no fazer artístico.
Câmera, papéis diversos, objetos, pintura, desenhos,
ilustrativos e fotografia
Avaliação:
Os alunos trabalharam em grupo, desempenhando as
funções propostas relacionando os fatos pesquisados, tanto no desenvolvimento
oral, na produção escrita, nas artes visuais e na linguagem visual – Assemblagem.
Eles
dividiram o trabalho e funções desempenhadas com autonomia, na preparação do
Painel Ideográfico, organizando de maneira satisfatória os trabalhos atendendo
as habilidades sociais:
-agir em uma situação coletiva que envolva
cooperação, valorizando a conduta colaborativa do outro.
- praticar o respeito mútuo
-agir em uma situação coletiva que envolva:
cooperação, valorizando a conduta colaborativa do outro.
- praticar o respeito mútuo: colocar-se no lugar
do outro considerando seus direitos e suas razoes.
-
Administrar conflitos: É importante saber lidar com os conflitos do dia a
dia na sociedade, esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre a
melhor opção nesse momento, gerando confiança e afeição da equipe.
Portanto, além dos aspectos cognitivos e
conceituais, o trabalho envolveu habilidades importantes para o viver em
sociedade.
REGISTROS:
“Mudanças para um mundo melhor
EE “rangel pestana”
Prof. Arte: Raquel Montini Zampolli
Apresentação do Projeto:
Autores e Executores:
ALUNOS: 1 série do E.M – D
Carlos, Caio, Jordan, Kennedy, Kesley, Pamela, Stefan
Introdução:
O projeto Biblioarte conectando as disciplinas de arte/ Língua
Portuguesa é uma maneira de ligar à razão as emoções, sem esquecer conteúdos e
requisitos exigidos no currículo.
Objetivos:
Elaborado através das linguagens artísticas, dança, música, artes
visuais e do entendimento das apropriações das linguagens contemporâneas à
intervenção trouxe assuntos envolventes típicos dos jovens do séc. XXI.
Para que o desenvolvimento dessas habilidades e competências ocorra
são necessárias atividades como pesquisa, conhecimento teórico, vivência,
reflexão e ação.
Sendo assim, as competências
e habilidades são desenvolvidas, resultando um projeto escrito preliminar a
arte final.
O Projeto Biblioarte ampliou as pesquisas sobre os fatos atuais
globalizados vivenciados pelos jovens, despertando um olhar crítico, pois, enquanto
protagonistas do mundo contemporâneo, abordaram assuntos e propuseram
intervenções humanitárias, a fim de minimizar situações problemas, ouvindo,
refletindo, reconstituindo ideias tanto visuais como na produção do gênero
argumentativo requisitado nos desafios dos vestibulares e ENEM.
Justificativa; ( dos
alunos)
Porque falar sobre o setembro amarelo?
Escolhemos o assunto “Setembro Amarelo”, pois o índice de suicídio
no mundo vem aumentado cada vez mais anualmente.
Na nossa cidade (Amparo – SP), ocorreram, nos últimos anos, vários
casos de pessoas (Jovens, adultos e idosos) que, por falta de ajuda e
compreensão, cometeram suicídio.
Como estávamos em setembro, o mês conhecido como mês para combater
o suicídio, resolvemos fazer uma música que ajudasse as pessoas a pensar e não
cometer tais atos. Contudo, escolhemos a musica AMIANTO da banda SUPERCOMBO,
pois ela comenta vários fatos que mechem com a cabeça dos suicidas, fazendo com
que pensem bem antes de agir, e não façam algo que faria com que a família,
amigos poderiam se arrepender depois.
Com uma mensagem de autoajuda, escrevemos um RAP por cima da
musica, na qual tivemos o intuito de mexer com o psicológico da pessoa e
ajuda-la a pensar sobre o caso ou fazer com que ela repasse a canção e ajude alguém
que precisa.
Contudo, queríamos passar a seguinte mensagem:
Se você é ou conhece alguém que tem pensamentos suicidas, procure
contatar algum adulto ou um profissional, para assim, estar sempre se ajudando
e ajudando quem precisa. Converse sempre com os pais (seus pais ou da pessoa
que passa por esse caso) e conte sempre o que esta acontecendo. Procure
desabafar sempre, seja com amigos, família, ou ate mesmo psicólogos em casos
mais extremos, pois precisamos diminuir esse índice de suicídios.
Período de Execução:
[01/08/17 a 30/10/17]
Obras Utilizadas:
Amianto - Supercombo
Moça, sai da sacada
Você é muito nova pra brincar de morrer
Me diz o que há, o quê que a vida aprontou dessa vez?
Venha, desce daí
Deixa eu te levar pra um café, pra conversar
Te ouvir
E tentar te convencer
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
Moça, não olha pra baixo
Aí é muito alto
Pra você se jogar
Vou te ouvir
E tentar te convencer
(Somos programados pra cair)
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
Mas, tudo bem, nem sempre estamos na melhor
Moço, ninguém é de ferro
Somos programados pra cair
Linguagens artísticas exploradas: intervenção na música
Amianto - -Supercombo -
(Intervenção Rap)
Moça, sai da sacada
Você é muito nova pra brincar de morrer
Me diz o que há, o quê que a vida aprontou dessa vez?
Venha, desce daí
Deixa eu te levar pra um café, pra conversar
Te ouvir
E tentar te convencer
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
( Rap)
Mina, vê se não olha para baixo
A vida sempre será o seu adversário,
Pensar em se jogar é pura ilusão
Tentando afogar as mágoas do seu coração
É fato, se você se compreende.
Vai lá e mostra para a vida que você não é só mais uma sobrevivente
É sua hora de refletir e
Pensar as vezes
Que lá atrás sua mãe te carregou
Por nove meses
Não culpe o mundo por sua forma de viver
Quer mudança ? Então comece
por você
Te mandando o dialeto
Podia ser um mês belo e singelo
Infelizmente nos tratamos do
Setembro Amarelo
É uma depressão, do inconsciente
Pois o índice global, me surpreende
Com a desistência de tanta gente
Infelizmente!
Moça, não olha pra baixo
Aí é muito alto
Pra você se jogar
Vou te ouvir
E tentar te convencer
(Somos programados pra cair)
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
Mas, tudo bem, nem sempre estamos na melhor
Moço, ninguém é de ferro
Somos programados pra cair
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
Música
“Todos jovens ouvem
músicas”
Repassando a mensagem na qual tratamos na música, SUICIDIO NÃO É
ESCAPATÓRIA!
Nos últimos anos, o índice de suicidas aumentou em 12% no Brasil.
Precisamos diminuir esse numero o máximo possível!
Três em cada dez jovens
sofrem em depressão no Brasil... Dois em cada dez jovens se auto mutilam... Um
em cada dez jovens comete suicídio... Precisamos mudar isso!
Entre os suicidas, 79% são homens e 21% são mulheres, dentre eles
jovens (principalmente adolescentes), adultos e idosos.
Por esse motivo escolhemos o assunto SETEMBRO AMARELO, pois é algo
que os pais têm medo de conversar com os filhos e não costuma ser muito
comentado hoje em dia, então precisamos repassar a mensagem.
SUICIDIO NÃO É
SOLUÇÃO!
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
- Projeto com o registro das letras e das funções de cada grupo.
- Ensaios
- apropriação da música com intervenções
- Ensaios
RECURSOS UTILIZADOS:
Recursos utilizados: câmera, microfone, instrumentos, música e
vozes.
Avaliação:
Os alunos trabalharam em grupo, desempenharam as funções propostas,
relacionando os fatos pesquisados tanto no desenvolvimento oral, no projeto
como na arte final.
Eles dividiram o trabalho e
funções desempenhadas com autonomia na preparação da nova coreografia de
maneira satisfatória desenvolvendo habilidades importantes para vida em
sociedade
-agir em uma situação coletiva que envolva cooperação, valorizando
a conduta colaborativa do outro.
- praticar o respeito mútuo
Portanto, além dos aspectos cognitivos e conceituais, o trabalho
envolveu habilidades importantes para o viver em sociedade.
REGISTROS:
Mudanças para um
mundo melhor
EE “rangel pestana”
Prof. Arte: Raquel Montini Zampolli
Apresentação do Projeto:
Autores e Executores:
ALUNOS: 1 série do E.M - A
Alex Gong
Marcela Valin Da Silva
Pamela Vitoria Chaves Da Silva
Tales Guilherme Souza
Oliveira
Introdução:
O projeto Biblioarte conectando
as disciplinas de arte/ Língua Portuguesa é uma maneira de ligar à razão as
emoções, sem esquecer conteúdos e requisitos exigidos no currículo.
Objetivos:
Elaborado através das
linguagens artísticas, dança, música, artes visuais e do entendimento das
apropriações das linguagens contemporâneas à intervenção trouxe assuntos
envolventes típicos dos jovens do séc. XXI.
Para que o desenvolvimento
dessas habilidades e competências ocorra são necessárias atividades como
pesquisa, conhecimento teórico, vivência, reflexão e ação.
Sendo assim, as competências e habilidades são
desenvolvidas num trabalho em equipe, resultando um projeto escrito preliminar
a arte final.
O Projeto Biblioarte ampliou as
pesquisas sobre os fatos atuais globalizados vivenciados pelos jovens,
despertando um olhar crítico, pois, enquanto protagonistas do mundo
contemporâneo, abordaram assuntos e propuseram intervenções humanitárias, a fim
de minimizar situações problemas, ouvindo, refletindo, reconstituindo ideias
tanto visuais como na produção do gênero argumentativo requisitado nos desafios
dos vestibulares e ENEM.
Justificativa; ( dos
alunos)
Nós, alunos da escola
Rangel Pestana da cidade de
Amparo ,formamos um grupo de dança ,
onde dançamos estilos diferentes mostrando as culturas de outros países,
como por exemplo o “kpop” (pop
sul-coreano ), usamos a intervenção na dança , para mostrar um pouco das
culturas estrangeiras que ultimamente estão sendo agregadas no Brasil .
Resolvemos fazer isso para demonstrar
uma gratidão aos estrangeiros que passam por muitas dificuldades culturais ao chegar no Brasil.
No nosso caso, temos o aluno
Alex Gong, que veio da China, e está adaptando a nossa cultura, mas não são
só os orientais, existe pessoas de
vários lugares do mundo, vivenciando os confrontos culturais e de aceitação como refugiados.
Nos últimos anos, uma grande
quantidade de haitianos veio para o Brasil, através da Amazônia, em busca de
emprego e melhores condições de vida. Durante a Copa do Mundo de 2014, o mesmo
processo ocorreu, destacando-se os imigrantes oriundos de Gana, que se
deslocaram para o Brasil em função do torneio, mas não retornaram para o seu
país de origem. Outros países que se destacaram no envio de imigrantes foram
Bangladesh, Senegal, Angola, entre outros.
Período de Execução:
[01/08/17 a 30/10/17]
Obras Utilizadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/K-pop
O K-pop conquistou popularidade
primeiramente no Leste da Ásia no final da década de 1990 e entrou no mercado
de música japonês na virada do século XXI. No final dos anos 2000, cresceu de
um gênero musical comum entre adolescentes e jovens adultos pertencentes ao
Oriente e Sudeste da Ásia, para uma subcultura. Atualmente, a atual
disseminação global do K-pop e do entretenimento coreano, ficou conhecidos como
a Onda Coreana.
LETRA DA MUSICA - ( Um trecho da tradução da música BTS-dope
)
“Hum, bem-vinda, é sua primeira
vez com o BTS?
E aí, senhoras e senhores
Se estiverem prontos, vou
começar, yeah
Diferentemente dos outros caras
Com o meu estilo, com o meu
estilo
Eu trabalho a noite toda, todos
os dias
Enquanto você brinca na balada
Não se surpreenda e escute
diariamente”
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
Dança
K-pop (korean- pop), música pop coreana
ou música popular coreana) é um gênero musical originário da Coreia do Sul, que
se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais. Embora
designe todos os gêneros de "música popular" dentro da Coreia do Sul,
o termo é usado mais frequentemente em um sentido mais restrito, para descrever
uma forma moderna da música pop sul-coreana, que abrange estilos e gêneros
incorporados do ocidente como pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk,
country, além de suas raízes tradicionais de música coreana. O gênero surgiu
com Seo Taiji and Boys, um dos primeiros grupos de K-pop e formado em 1992.
Como resultado, a integração de elementos musicais estrangeiros, tornou-se uma
prática comum aos artistas de K-pop da atualidade.
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Trazer estilos diferentes mostrando as culturas de outros países, por exemplo, o kpop (pop sul-coreano ) fazendo intervenção na dança de culturas pouco conhecidas que ultimamente fazem partes também do nosso Brasil .
- Projeto com o registro das funções de cada
grupo.
- Ensaios
- apropriação da dança com intervenções
Arte – Vídeo com o registro da apresentação da
dança
Foto do grupo
RECURSOS UTILIZADOS:
Câmera, microfone, música coreografia e
fotografia.
Avaliação:
Os alunos trabalharam em grupo, desempenharam as
funções propostas, relacionando os fatos pesquisados tanto no desenvolvimento
oral, no projeto como na arte final.
Eles
dividiram o trabalho e funções desempenhadas com autonomia na preparação da
nova coreografia de maneira satisfatória desenvolvendo habilidades importantes
para vida em sociedade
-agir em uma situação coletiva que envolva
cooperação, valorizando a conduta colaborativa do outro.
- praticar o respeito mútuo
Portanto, além dos aspectos cognitivos e
conceituais, o trabalho envolveu habilidades importantes para o viver em
sociedade.
REGISTROS:
LITERATURA DE
CORDEL
EE “rangel pestana”
Prof. Arte: Raquel Montini Zampolli
Prof. Língua Portuguesa: Elisangela
Luz s. A. de Oliveira
Apresentação do Projeto:
Introdução:
A Arte conectada à Língua
Portuguesa é uma maneira de ligar a razão às emoções, sem esquecer conteúdos e
requisitos exigidos pela escola. As normas e regras de gramática na produção de
textos literários e na junção das linguagens artísticas elaboradas após
pesquisas.
Autores
e Executores: ALUNOS:
6º
ANOS (A E B)
Objetivos:
Esta conexão, entre a arte e o
português, poderá trazer inovações à prática pedagógica e confiança a relação
professor-aluno através da interdisciplinaridade, pois são desafios que
propomos como experiências estéticas a serem desvendadas através de pesquisas;
debates e expressão do pensamento através de leitura textual e visual,
baseando-se nas literaturas de cordéis.
Justificativa;
Literatura
de Cordel é poesia popular, história contada e cantada em versos em estrofes
rimadas.
Portanto,
sua conexão interdisciplinar com Arte e
Língua portuguesa, trás uma aprendizagem
dinâmica e ao mesmo tempo lúdica nessa faixa-etária.
Período de Execução:
[01/08/17 a 30/10/17]
Obras Utilizadas:
Cordéis de Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré)
Sites:
mundocordel.com/links/sobre-literatura-de-cordel/
HTTP://mundocordel.blogspot.com/2007/12/poetas-em-mundocordel.html
LINGUAGENS ARTÍSTICAS UTILIZADAS:
Artes visuais - “Isogravura”
Inspirada na xilogravura, a isogravura é uma
técnica adaptada para se utilizar as possibilidades do carimbo, tendo como
suporte o isopor ao invés da madeira.
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Língua Portuguesa – leitura e contextualização de obras de Patativa
do Assaré transferindo a ideia apresentada pelos cordéis “A terra é nossa” e “A
terra é naturá”, visto que as vivências pessoais e comportamentais influenciam
nas emoções e atitudes do cotidiano.
- Produção individual de um texto manifestando esta ideia.
- Trabalho com o gênero textual cordel e suas características.
- Trabalho com o registro das funções de cada grupo: a classe será
dividida em grupos, que elaborarão um texto seguindo as normas da literatura de
cordel. Com textos e imagens ilustrando o cordel artístico, segundo informações
trabalhadas nas disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, que deverão registrar
o projeto.
Arte – transformações das palavras em imagens, literatura de cordel
com a técnica da isogravura.
Apresentação dos varais com a literatura de cordel
na feira cultural-científica da escola Rangel Pestana, unificando ao projeto da
Escola da família.
RECURSOS UTILIZADOS:
Vídeo com o registro das apresentações.
Fotografia, papéis diversos, tintas, pincéis,
bandeja de isopor e desenhos ilustrativos.
Avaliação:
Os alunos desempenharam as funções propostas,
relacionando os personagens da obra estudada (literatura de cordel) tanto no
desenvolvimento oral, como na produção escrita, assim como na interpretação,
sendo que o trabalho fora realizado em grupo.
Na linguagem visual – artes visuais – isogravura -
dividiram o trabalho e funções desempenhadas com autonomia na preparação do
ambiente assim como, na apresentação da arte final, organizando de maneira
satisfatória os trabalhos atendendo as habilidades sociais:
- agir em uma situação coletiva que envolva
cooperação, valorizando a conduta colaborativa do outro.
- praticar o respeito mútuo, portanto, além dos
aspectos cognitivos e conceituais, o trabalho envolveu habilidades importantes
para o viver em sociedade.
REGISTROS:
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