EE Therezinha Villani de Camargo - O meu pé de laranja lima - Oferece ou pede ajuda?
O
meu pé de laranja lima
oferece ou pede ajuda?
EE “Profª Therezinha App.
Villani de Camargo”
Prof. Arte: Aline F. Garutti S. Maltempi
Prof. Língua Portuguesa: Profª Marta Guedes
Apresentação do Projeto:
Introdução: reflexões sobre sentimentos, hoje,
você oferece ou pede ajuda?...dá ou precisa de amizade?
Objetivos:Despertar a curiosidade e o interesse
da leitura de livros clássicos, resgatando a grandiosidade das histórias.
compartilhar opiniões, reflexões, valorizando o sentimento de respeito, amor e
tolerância ao próximo.
Justificativa:
Incentivar a leitura através de formas lúdicas e diferenciadas, relacionando a
leitura de imagens, sentimentos e a arte, construindo a expressão através do
conteúdo estético.
Período de Execução:
06/2017 a 10/2017
Obras Utilizadas:
O meu pé de laranja lima do autor José Mauro de Vasconcelos...Foi escolhido por sua história ser tão presente em nosso cotidiano e também por retratar sentimentos que resgatam o amor a si e ao próximo.
O meu pé de laranja lima do autor José Mauro de Vasconcelos...Foi escolhido por sua história ser tão presente em nosso cotidiano e também por retratar sentimentos que resgatam o amor a si e ao próximo.
LINGUAGENS ARTÍSTICAS
UTILIZADAS:
Árvores como
espaços expositivos,raciocínio entre a linguagem e a arte, leitura, imaginação
e construção e a relação entre o livro lido, o filme e a telenovela.
AÇÕES, CONSTRUÇÃO E
DESENVOLVIMENTO:
O projeto se
inicia quando conseguimos relacionar a realidade dos nossos alunos com a
história do livro. Observamos os conflitos famíliares, a existencia de muitos
“Zezés” e muitos “Portugas” que ali existem e resolvemos através deste projeto
fazer a diferença em cada um que ali participasse.
O projeto foi
voltado a todos da nossa escola, professores, equipe de funcionários e
principlamente para nossos queridos alunos, pois acreditamos que antes de sair
para as ruas, intervir na nossa comunidade, precisamos fazer a diferença em
quem está dentro da escola, resgatando sentimetos que muitas vezes são
esquecidos. Aqui nossos alunos se identificaram muito com o Zezé, personagem
principal da história e também conseguimos encontrar muitos iguais a Portuga, que oferece sua amizade sem
nada em troca. De todos os participantes, uma classe de 30 alunos, 27 responderam
que mesmo com problemas, gostariam naquele dia de oferecer a amizade a
alguém.Nossos alunos são cheio de energia, possuem comportamentos inadequados
em diversas situações, passam por frustrações e sofrimentos e cabe a nós
professores fazermos a diferença na vida de cada um.
O exemplo da
amizade dos personagens foi muito importante queremos que todos em nossa
convivência aprendam a amar e respeitar o próximo, acreditando que carinho e
atenção ao próximo mesmo quando acreditar que ele não mereça, faz a diferença,
é valido, incrível e traz resultados.
Esse foi nosso
objetivo, ouvir nossos alunos, resgatar o que eles tem de melhor, a ternura e a
alegria de viver.
O projeto se
realizou da seguinte forma:
a- Leitura do
livro fora na sala de aula, debaixo das arvores, propondo um lugar diferenciado
para a leitura.
b- Debates sobre
experiências e sentimentos relacionados a vivência dos personagens do livro. (
família, dor, pobreza, morte e amizade.)
c- Apresentação
do filme e pesquisa de trechos da telenovela que foram baseados na história do
livro.
d- Roda de
conversa sobre as diferenças e semelhanças das atividades relacionadas a
história no livro e filme.
e-Planejamento da
intervenção nas árvores da escola, até o momento a leitura do livro em baixo
das árvores foi motivo de curiosidade e perguntas dos outros alunos das outras
séries.
f- Montagem da
exposição, intervenção onde todos os alunos e equipe escola participaram com a
leituras das mensagens e da frase escrita em uma placa: Ofereço a minha
amizade, quer?
g- Leitura das
mensagens e distribuiçao das mesmas para os participantes da escola.
RECURSOS UTILIZADOS:
Leitura
LEITURA DO LIVRO,
COMPUTADOR CONECTADO A INTERNET, MOVIE mAKER E PESQUISAS.
Avaliação:
O objetivo foi
concluído e atingido, resgatando valores e fortalecendo as amizades, além de
estimular a leitura e construir o entendimento e a compreensão
Comentários
Postar um comentário